sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O Que a Lavajato Revelou Sobre os Institutos de Pesquisa

Após os enormes erros cometidos pelos institutos de pesquisa para a eleição de 2018, é interessante relembrar o que a Lavajato revelou sobre os institutos de pesquisa. Abaixo três fatos revelados pelas colaborações das empreiteiras:

1) Pagamento pela JBS de pesquisas realizadas pelo Ibope para Renan Calheiros (PMDB) e André Puccineli (PMDB)
Em termo de colaboração a JBS afirma que, como forma de propina, teria feito pagamentos para o Ibope de 300 mil reais devidos a Renan Calheiros e 2,8 milhões de reais devidos a André Puccineli. Para acobertar os pagamentos teriam sido emitidas notas fiscais falsas pelo Ibope. Questionado pela reportagem, o Ibope confirmou o recebimento 2,8 milhões de reais, mas para realização de outras pesquisas eleitorais e pesquisas de mercado para a JBS.

É possível que pesquisas feitas para candidatos sejam pagas por terceiros sem o conhecimento da empresa que realiza as pesquisas. Mas o Ibope alega que parte dos serviços referem-se a pesquisas de mercado para a JBS. A Polícia Federal deverá esclarecer se de fato isso ocorreu.

2) Pagamento de pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi para a campanha de Dilma como se ela fosse encomendada pela empresa Andrade Gutierrez
Segundo reportagem da Folha de São Paulo,  a Andrade Gutierrez teria pago R$ 15 milhões de reais para que o instituto Vox Populi realizasse pesquisas qualitativas para a campanha de Dilma. A Andrade Gutierrez teria um contrato com a Vox Populi para a realização das pesquisas. Apesar de nesse caso ser possível que o instituto não tivesse ciência de que as pesquisas na verdade eram repassada para a campanha de Dilma, fica a dúvida se é prática comum no mercado que empresas paguem valores tão altos por pesquisas que não são de seu interesse direto.

3) Pagamento pela JBS de pesquisas realizadas pelo Ibope de interesse de Renan Calheiros (PMDB) e Henrique Alvez (PMDB)


Esse caso é similar ao descrito em 1). Nesse caso a reportagem mostra um bilhete com anotações sobre os pagamentos simulados. De modo similar, o Ibope alega que parte dos serviços se referem a pesquisas de assuntos estratégicos da JBS. A Polícia Federal deverá esclarecer se de fato isso ocorreu.

Nenhum comentário :

Postar um comentário