segunda-feira, 30 de maio de 2016

A visão dos estrangeiros sobre o impeachment de Dilma


Sempre tive interesse em entender a imagem que os estrangeiros fazem do “Brazil”. Comecei a me interessar pelo assunto ao comprar, em uma viagem para a Europa, um guia de viagens para turistas europeus que desejavam viajar para cá. Passei a colecionar guias. A maioria tem passagens bem engraçadas, assuntos para outro blog. Recentemente, me chamou a atenção a visão dos estrangeiros sobre o que está acontecendo no Brazil. Se nós temos dificuldade para entendermos as questões envolvidas no impeachment de Dilma, imagina os estrangeiros. Tenho acompanhado por vídeos no Youtube a repercussão da situação brasileira no exterior. Infelizmente, até agora, não encontrei nada que desse conta da complexidade da situação. 

De forma geral, podemos dizer que boa parte dos programas estrangeiros de notícia “compraram” a versão de Dilma sobre o golpe, em boa parte graças as análises de Glenn Greenwald.

Greenwald é um jornalista reconhecido, ganhador do prêmio Pulitzer, juntamente com Laura Poitras, por sua reportagem sobre Edward Snowden e a agência de espionagem americana NSA. Também venceu o prêmio Esso de Reportagem em 2013, pelo trabalho “A espionagem a cidadãos e empresas no Brasil”, concedido também aos jornalistas Roberto Kaz e José Casado, de "O Globo".

Greenwald é casado com um brasileiro e, devido a problemas nos Estados Unidos para obter um green card para seu companheiro, optou por morar no Brasil.

O vídeo em que Greenwald explica para a âncora da CNN, Christiane Amanpour, sobre a situação no Brasil viralizou. Mais tarde, Greenwald fez duas entrevistas com Dilma e Lula, bem interessantes, que merecem ser discutidas. 

Recentemente Greenwald se envolveu em uma polêmica com o jornal "O Estadão" e o site "O Antagonista". Infelizmente, nenhum dos lados está com a razão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário