quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A Blindagem do PSDB

De forma constante os blogs da chamada mídia alternativa de esquerda comentam sobre a blindagem do PSDB na justiça, reverberando uma das teses centrais do PT. A tese faz sentido, já que diversos escândalos envolvendo figurões do PSDB não deram em nada ... até agora.

Com a emergência da Lavajato esse discurso evoluiu, afirmando que a Lavajato teria como objetivo atingir o PT para beneficiar o PSDB. Mais tarde, com o impeachment, esse discurso passou a incluir a Lavajato como uma das faces do golpe.

Como sempre a verdade não é tão singela.

Apesar de até o momento a cúpula do PSDB ter escapado de diversos escândalos, esse fenômeno parece-me ser mais parte de um fenômeno maior, que garantiu e ainda garante a impunidade de políticos de todos os partidos políticos, não só do PSDB.

Essa impunidade vem sofrendo abalos ao longo do tempo, sendo que o ponto alto desse movimento foi a Operação Lavajato.

Para entender como funciona essa blindagem para deputados e senadores no exercício do cargo, veja aqui.

A blindagem em menor grau se estende também a governadores, prefeitos, deputados estaduais e vereadores, assunto para mais tarde.

Graças aos desdobramentos da Lavajato e suas operações derivadas, a carreira política de Aécio Neves entrou em um grave declínio, para não dizer que foi encerrada. José Serra sumiu do cenário político. Alckmin, seja pelas denúncias de corrupção, seja por outros fatores, não parece mais ser um candidato viável nas eleições presidenciais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário