Falando um pouco da história da Venezuela, que li de várias fontes.
Chávez chegou ao poder no contexto de um movimento pendular de vitória de partidos de esquerda na América Latina, graças ao fracasso das políticas econômicas neo liberais que seguiam o receituário do "Consenso de Washington". A popularidade de Chaves foi alavancada também por um mal executado apoio do governo de George Bush a uma tentativa frustrada de golpe na Venezuela.
Chaves teve um bom início de governo. Mas depois de vários anos a economia entrou numa profunda crise. O pessoal de esquerda põe a culpa nas sanções econômicas dos EUA. O pessoal de direita na desorganização da economia pelas políticas socialistas. Uma grande parte se deu devido as crises econômicas globais e a baixa do petróleo.
Qualquer que seja a explicação o que é fato é que Chávez não teve sucesso em industrializar o país e a Venezuela se manteve refém do preço do petróleo.
Diante da crise, para se manter no poder, Chávez optou por cooptar os militares lhes concedendo monopólios de negócios do Estado. Esses monopólios eram muito lucrativos por se aproveitarem da enorme diferença entre o câmbio oficial e o câmbio paralelo/real.
Essa política levou a enormes problemas de corrupção. Para ilustrar, basta lembrarmos que o chefe do Tesouro por quatro anos do governo Chávez, preso recentemente, confessou ter recebido UM BILHÃO DE DÓLARES em propina.
Chávez também não foi democrático ao optar por se perpetuar no poder, ao bancar um referendo que alterou a Constituição para permitir a reeleição ilimitada para todos os governantes, ao contrário de Lula, que resistiu a essa tentação.
Graças às releições em eleições cada vez suspeitas, Chávez resistiu no poder quando o pêndulo da história na América Latina virou para a direita e os países da América Latina sem caudilhos e ditadores passaram a eleger governos de direita. Veja mais sobre as bases de apoio de Chávez aqui.
Com a morte de Chávez, Maduro chegou ao poder. Maduro é o típico político populista. Entre outras coisas disse que Chávez apareceu para ele na forma de um passarinho para lhe abençoar.
Mesmo perdendo as eleições parlamentares, Maduro usou um STF totalmente chavista para se manter no poder, com o Supremo assumindo as funções do Congresso.
Maduro enfrentou manifestações contra seu governo com extrema violência e prisão de opositores.
A desorganização da economia na Venezuela é sem precedentes. Graças a ela, a produção de petróleo na Venezuela caiu mais de 60% em vinte anos e mais da metade dos médicos deixaram o país entre 2012 e 2017.
Em 2017, o peso médio dos Venezuelanos caiu 11 kgs, quase 90% da população vive na pobreza e os preços subiram 4.068%.
Nenhum comentário :
Postar um comentário